O networking para cerimonialistas é fundamental, pois, por meio do bom relacionamento com demais profissionais de vários segmentos é que essa especialista em casamento vai conseguir realizar os sonhos do casal.

Tendo em vista que a cerimonialista é a pessoa que vai organizar, planejar, executar e coordenar todas as atividades e ações do grande dia, ela deve conhecer outras pessoas que trabalham nesse segmento para ajudá-la, afinal, sem esse suporte não há casamento e não há reconhecimento por parte de seus clientes.

É bem verdade que o sucesso nessa profissão se dá pela capacidade do profissional, mas, também, pela sua “carteira” de contatos. Não há como ser uma excelente cerimonialista se, ao conversar com os noivos, eles têm o sonho de fazer algo que o profissional nunca ouviu falar e, pior ainda, não conhece ninguém que possa realizá-lo.

Assim, para evitar saias justas como essa é que o networking para cerimonialistas é imprescindível.

Networking para cerimonialistas

Muito se fala sobre networking, mas você sabe o que realmente isso significa?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o networking não é a quantidade de pessoas que se conhece, mas a qualidade. Sendo assim, no segmento de eventos como casamento, por exemplo, é necessário que uma cerimonialista tenha contato com outros profissionais que possam lhe ajudar na organização e planejamento de cerimônias e festas.

Sendo assim, monitores, garçons, buffet, fotógrafos, cinegrafistas, músicos, DJ’s, restaurantes, costureiras, boutiques e demais prestadores de serviços devem constar na agenda desses profissionais.

O networking para cerimonialistas não é apenas procurar esses indivíduos no Facebook e/ou Linkedin e ir adicionando-os para que, no futuro, possa entrar em contato ou mandar um cartão de serviços para possíveis parcerias. Pelo contrário, o trabalho é muito mais amplo e atencioso.

Para gerenciar e ter uma boa rede de relacionamentos profissionais, a cerimonialista precisa se preocupar em escutar e focar a sua atenção em pessoas nas quais se vê um grande potencial de interação, pois somente dessa forma poderá recorrer a fornecedores e demais prestadores de serviços sempre que achar necessário.

Diante desse aspecto, o networking para cerimonialistas é construído quando essa profissional deixa a sua zona de conforto e parte para a ação, ou seja, participa de palestras, conferências, cursos e demais eventos onde seja possível o contato e o envolvimento com demais pessoas do ramo.

Nesses acontecimentos sociais, a interação, a conversa e a troca de experiências com os demais indivíduos que ali estão presentes demonstra interesse em fazer parcerias em prol de excelentes realizações. Todos querem promover suas profissões, bem como suas atividades para ter sucesso no ramo em que escolheram para trabalhar.

Frente a isso, o networking para cerimonialistas, bem como para as demais profissões, requer uma alimentação diária para que os relacionamentos se tornem vivos. Sendo assim, se faz necessário ter uma comunicação viva.

A cerimonialista deve se preocupar em ter um canal onde possa ser lembrada constantemente. Assim, vale elaborar uma newsletter onde sejam anunciadas as suas atividades recentes, bem como novidades do setor.

Outra forma de manter o networking para cerimonialistas é mandar artigos de interesse mútuo para que possam ser discutidos por e-mail ou, até mesmo, pelas redes sociais. A troca de conhecimento e informações é uma ótima maneira de estreitar um relacionamento autêntico.

Quando se cultiva conexões genuínas e de interesse em comum, a rede de profissionais pode aumentar espontaneamente, pois a melhor forma de divulgação de trabalhos bem-sucedidos é de boca a boca e, assim, quando menos se esperar, a cerimonialista pode ter inúmeros contatos e, consequentemente, oferecer aos noivos as melhores soluções para o casamento perfeito.

Engana-se a profissional que pensa que pode fazer tudo sozinha ou resolver situações conforme as mesmas forem aparecendo. No caso da cerimonialista, essa dinâmica não funciona, pois ele deve estar à frente de tudo, ou seja, deve ter soluções para qualquer situação e planos engatilhados, caso a primeira opção não dê certo.

Todo esse preparo se dá, não só pela competência da profissional, mas principalmente com a certeza de ter um relacionamento estreito e saudável com demais pessoas e empresas que possam auxiliá-la sempre que necessitar de ajuda ou ideias inovadoras para apresentar aos seus clientes.

Se você é uma cerimonialista, organizadora de festas e eventos, entre em contato e descubra como podemos ajudar você a personalizar as festos dos seus clientes com itens únicos e de muito bom gosto.