É evidente a preocupação dos noivos em ter um casamento perfeito e inesquecível, afinal, para que esse sonho seja realizado, os casais precisam tomar importantes decisões, além de fazer inúmeras escolhas. Diante dessa grande responsabilidade é que surge uma das profissionais mais bem conceituadas desse segmento, a cerimonialista.

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a cerimonialista não só recebe os convidados no dia do casamento, mas é ela quem organiza todo o evento e assessora os noivos para que os mesmos consigam tomar decisões importantes, por isso a profissional acumula uma série de funções fundamentais nesse processo.

Há quem diga que a cerimonialista é a peça chave do casamento, pois acreditam que, sem ela, muitas coisas seriam deixadas de lado e ignoradas pelos futuros cônjuges que, na maioria dos casos, entendem pouco sobre o assunto.

Frente a uma profissão tão importante como essa, surge a curiosidade sobre quais as principais preocupações que toda cerimonialista precisa ter para desenvolver suas atividades com total presteza e cuidados, buscando, sempre, realizar todas as ideias, gostos e sonhos do casal.

Cerimonialista, uma profissão de requinte e responsabilidade

Essa profissional é responsável pela organização do casamento. Sendo assim, fazem parte de suas atribuições planejar, organizar, coordenar e executar inúmeras ações que vão culminar em um evento inesquecível e perfeito não só para os noivos, mas também para todos os convidados.

Assim, toda a cerimonialista precisa se preocupar com inúmeros detalhes, aos quais destacaremos abaixo.

Preocupação #1

Uma das preocupações fundamentais dessa profissional é saber ouvir. Isso mesmo! Ela deve ter paciência e dedicação para escutar todas as ideias que o casal tem e sempre sonhou. Diante disso, verificar o que pode, ou não, ser colocado em prática no dia do casamento para que tudo saia de forma harmônica.

É fundamental que a cerimonialista tenha um bom repertório e estudo para, também, sugerir tendências, explicar procedimentos e ter firmeza para encarar todos os desafios que uma organização desse porte exige.

Preocupação #2

Essa profissional precisa estar disponível, a todo o momento, para os noivos, visto que eles estarão ansiosos e repletos de dúvidas. Por isso, deve ter uma linha de telefone livre para atendê-los quando estes desejarem e, também, precisa estar atenta aos e-mails, não só dos futuros cônjuges, mas de fornecedores e demais prestadores de serviço.

Preocupação #3

A cerimonialista precisa ser criativa para encontrar soluções caso algum plano não dê certo. Do mesmo modo, é imprescindível ter jogo de cintura para lidar com o estresse dos noivos, bem como dos demais profissionais que trabalham para ele.

Preocupação #4

É fundamental que ela se preocupe em ter contato com bons fornecedores, assim como excelentes prestadores de serviço que possam ajudá-la em relação a preços e, também, que sejam pontuais e responsáveis.

Preocupação #5

Ser organizada é essencial. A cerimonialista deve estar sempre à frente dos acontecimentos, por isso, agendar reuniões periódicas com o casal é ideal para acertar detalhes e ajustar o cronograma.

Preocupação #6

No dia do casamento, a profissional deve estar atenta a todos os detalhes, pois precisará orientar fotógrafos, noivos, padrinhos, músicos e demais participantes para que tudo saia conforme o esperado.

Preocupação #7

Na hora da festa, preocupar-se com a postura e os serviços dos garçons, monitores, DJs, músicos e demais profissionais. Nada pode dar errado.

Preocupação #8

Uma cerimonialista prevenida vale mais do que qualquer coisa nesse momento especial, por isso, não é incomum ter profissionais com um kit de “primeiros socorros” debaixo do braço. Essa ferramenta pode salvar um casamento, pois, em muitos casos, na correria dos preparativos, o vestido da noiva pode rasgar, ou o sapato do noivo pode estar um pouco apertado, então, ela terá acessórios que os ajudarão na última hora.

Preocupação #9

Uma boa profissional que se preze, precisa preocupar-se com a sua saúde, pois o processo de organização de um evento e, até mesmo, o dia que ele se realiza, é de muita tensão e, sendo assim, muita correria para que todos os detalhes sejam vistoriados.

Um bom condicionamento físico e controle emocional irão ajudar a pensar com mais clareza para dar toda a assessoria necessária aos noivos, padrinhos e toda a equipe que o acompanha. Vale a prática de meditação e de exercícios físicos para aguentar a rotina atarefada.

Gostou das dicas que passamos? Quer mais? Se você vai casar ou trabalha como cerimonialista de casamentos, faça o download do nosso Guia Completo Para a Sua Festa de Casamento e descubra em detalhes todas as etapas para esse grande evento.